16 julho, 2010

Os Gêmeos

Cores fortes misturadas com expressões vivas chamam a atenção nos muros e paredes das cidades e bairros. O grafiti dá vida aquele montuado de tijolos já existente. O Planeta hoje é uma bola de concreto, cimento, tijolo e asfalto. Como utilizar algo que está ali muitas das vezes sujos e indiferentes em verdadeiras molduras para obras de Arte ao ar livre? Ou até mesmo molduras no chão, sim o chão se transforma em moldura para os incríveis desenhos em 3° Dimensão do Julian Beever um Inglês que faz sua arte com Giz! Veja o trabalho dele aqui: http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htmave.htm. Longe do abstrato e das artes modernas que sinceramente não consigo entende-las, o grafiti com seus desenhos surreais modifica o olhar rotineiro das pessoas nas cidades. São muitos os artistas envolvidos com esse trabalho não só na cidade de São Paulo mas no mundo todo. Assim como a fotografia o grafiti não se resume naquilo que apenas um olhar possa ver e determinar o que aquilo exatamente é. A imaginação vai além da compreenção e ela varia de pessoa a pessoa. É como brincar de observar. O Brasil está bem representado lá fora com os irmãos grafiteiros, Os Gêmeos Gustavo e Otavio.
Mas ainda é pouco, muitos tem qualidade no trabalho suficiente para crescer, o problema é que o Brasil não valoriza muito esses profissionais, mas eu acredito e eles mais ainda que isso vai mudar e já está mudando.
Eu sempre gostei de observar nas ruas, bater umas fotos legais, altas fotos, todo o colorido é muito legal fotografar grafiti, mas não conhecia o trabalho dos Gêmeos, foi em 2009 que fiquei de boca aberta quando vi no Vale do Anhangabaú um trampo desses caras, O Gigante, muito louco vale a pena ver pessoalmente a grandiosidade da obra.
Seguindo eles no Twitter @OsGemeos fiquei sabendo da parede que eles acabaram de fazer em San Diego "Don't Believe the Hype". Como sempre o que chama a atenção além do tamanho da obra, são as cores vibrantes e as espressões que dão vida aos personagens.
Vale a pena conhecer mais sobre grafiti, com certeza deve ter no seu bairro, na sua cidade, nas ruas que você anda, encontre-os nos muros e brinque também de observá-los!
"Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza, só ficou no muro tristeza e tinta fresca..."
(Marisa Monte - Gentileza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário