06 agosto, 2014

As Aventuras de tuPIniquim

Este caso do garoto de 11 anos que teve o braço mutilado pelo tigre Hu em um zoológico na cidade de Cascavel, me fez lembrar do filme As Aventuras de Pi, tudo bem vai, viagem minha, mas, uma vez, vi em um telejornal a noticia de uma criança de 5 anos que saltou da janela do 2° andar depois de um sonho que teve com o Superman.
Quem poderá dizer que o menino de Cascavel não assistiu demais o filme Aventuras de Pi?
O filme em si tem uma dualidade de interpretações; a razão e a fé. Da mesma forma que o caso do garoto brasileiro também tem várias interpretações, tal qual o filme, depende de cada telespectador. 
A criança que sonhou com o Superman tinha tanta confiança no seu herói que se jogou da janela, achando que podia voar. Talvez o menino confiasse tanto no seu pai herói, que botava tranquilamente a mão na jaula, pois como sabemos o pai incentivava o menino a fazer isto. (segundo testemunhas). O menino então 'atazanou' as idéias do felino tentando um contato e sem noção acreditava que aquele animal selvagem seria seu amigo, só que não. Pobre Hu, condenado a prisão perpétua numa jaula de alguns mínimos metros quadrados, tentando diariamente controlar sua sanidade se via perdido. Estariam os dois no mesmo barco? Bom, o ser humano frio diz "bem feito pra ele, mereceu" com tamanha naturalidade como se ele tivesse apenas perdido uma unha em vez de um braço inteiro. Temos realmente a total certeza que amar os animais humaniza o ser? Eu que tanto amo os animais já cheguei a dizer "odeio o ser humano" mas não a ponto de dar infinidade a minha ignorância.
É muito fácil chamar o garoto de retardado, idiota, burro no mesmo nível que é muita ignorância colocar a culpa no tigre e querer o sacrifício do animal. Porém mais fácil que tudo isso é tentar entender o que esse garoto realmente queria, talvez ele só queria ter uma amigo, mas que péssima escolha para fazer amigos ein, ninguém teve a sanidade de dizer pra ele que a vida não é um filme?
Acredito que nessa história existem três vítimas... o garoto, o tigre e o menino que sonhou com o Superman, são apenas vítimas de um sistema doente.
Só espero que esse garoto seja muito bem orientado psicologicamente para ele não ter raiva do Tigre, que ele entenda que se o Tigre tivesse escolha, ao invés de morde-lo, fugiria para dentro da selva sem olhar pra trás. 

"Você tem o relato das duas histórias. Ambas sem comprovação alguma, apenas a minha palavra que foi assim que aconteceu. Qual das duas você escolhe?" Aventuras de Pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário